Mnemônica: O Método para Memorizar o Inglês com Facilidade
Aprenda sobre a Mnemônica, a técnica de assimilação mais poderosa para ser fluente em inglês na metade do tempo!
Saiba como fluentes em inglês e poliglotas que sabem diversos idiomas usam deste instrumento mental para aprender.
Costumo falar bastante sobre esse método para aprender inglês, que é também como eu aprendi 90% do meu inglês por conta própria.
Mnemônica
A mnemônica, é uma técnica desenvolvida para facilitar a memorização de informações, as simplificando a ponto de serem lembradas e acessíveis com facilidade pelo cérebro.
Normalmente podem ser pequenas coisas que “destravam” a memória da informação por completo, ou seja, aprender fica mais simples quando não se tem que decorar tudo.
Essa técnica é ligada muito ao poder da mente humana de assimilar informações complexas num nível mais básico, tornando mais acessível quando necessário.
O que acontece que a informação X de um determinado assunto, não esta solta, mas ligada a Y e Z de alguma forma.
Para alguns, essa ligação de assimilação, pode ser um objetivo, um acontecimento, uma memória ou a própria ligação entre si das informações.
Isso vale muito para aprender idiomas, principalmente para aprender inglês, que é naturalmente um idioma 10 vezes mais simples que o português brasileiro.
Sendo assim, uma forma poderosa e simplificada de memorizar de vez as estruturas, conexões e palavras do idioma inglês, sem necessidade de traduzir.
Pois como você sabe, o idioma inglês, não precisa do idioma português para existir. Então a melhor forma de aprende-lo com foco na fluência, é assimilar e memorizar.
Exemplos de Mnemônica
Entendendo que está técnica nada mais é que uma forma de você fazer ligações entre informações, memorizando os padrões do conteúdo, pode-se considerar o atalho de quem quer aprender inglês.
Ao invés de ficar decorando tudo sobre um determinado assunto, você poderá facilmente assimilar palavras, verbos, ações a coisas que te remetam a essa informação.
Meses do Ano
Uma forma muito comum de memorizar os meses do ano e também respectivamente quais deste são terminados em 31 e 30 dias é com essa técnica de mnemônica.
Você provavelmente já viu alguém contando os ossos da parte de cima do punho. Pois essa é uma forma de assimilação, mesmo que a pessoa não saiba.
Acontecimentos
Muitas vezes a assimilação vem de forma natural, quando ao estudar o idioma inglês, ouvindo áudios ou vendo vídeos, a forma como alguém disse ou fez algo pode simplesmente ser assimilada pela sua mente.
Isso acontece muitas vezes por esse acontecimento ter um destaque, ou um tom diferente do que as demais, sendo mais fácil de ser lembrada.
Como por exemplo, ao assistir um vídeo onde a pessoa diz “I will order twelve pizzas by 8 P.M.”, você poderá assimilar que ela irá fazer algo por conta do “Will”.
Assim como uso do numero em inglês, twelve que significa 12 e que 8 P.M, são 8 horas da noite, ou 20 horas.
Planetas
Um dos meus primeiros contatos com técnicas de memorização foi com certeza o da ordem dos planetas do sistema solar.
Pode ser que você já tenha ouvido falar também, mas ela se baseia em ter uma frase em que cada inicial das palavras é a inicial do no do Planeta.
Assim sendo Marte, Vênus, Terra, Mercúrio, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, é na verdade nomeado como planeta anão.
LEIA TAMBÉM: Dias da Semana em Inglês
Frases ou Palavras com as Iniciais
O exemplo acima é um uso especifico da criação de frases com as iniciais, que tem a intenção de te fazer lembrar de ordens, nomes e regras de um determinado assunto.
No caso dos planetas, foi criado uma sequencia de palavras com as iniciais que remetem aos seus nomes, mas isso pode ser alterado para qualquer assunto.
O mesmo tipo conexão é feito no caso da memorização do uso da virgula, que ao dizer que ela é DEEEIS, o acrônimo que ela se refere a inicial de todos os usos da mesma.
Abreviações
As abreviações são também formas de mnemônica importantes no nosso idioma e no idioma americano.
Utilizamos a forma abreviada de conjuntos de palavras comumente, para simplificar a comunicação, mas elas também servem para memorizar seu próprio significado.
Em português:
- Sr.
- Sra.
- PIS
- PASEP
- IPVA
- IPTU
- KM/A
- CLT
- ENEM
- LTDA.
Em inglês:
- Mr
- Mrs
- St.
- Rd.
- MPH
- Corp.
- LOL
- TBH
- AFK
- B2B
- CRM
Sendo algumas destas, expressões em inglês, enquanto outras são abreviações de termos ou coisas.
Objeto Especifico
Assim como pode ocorrer com memorização de acontecimentos, a mnemônica por objetos também é muito comum e altamente específica para cada pessoa.
Irei te dar alguns dos meus exemplos e você poderá ver ao seu redor, como as coisas que você é familiar são em inglês, mas sem traduzir.
- GPU (Graphics Processing Unit) = Placa de Vídeo
- Cellphone = Meu Samsung J7 = Celular
- Office = escritório da imobiliária onde trabalhei
- Glass of Water = Copo de agua azul que tenho
LEIA TAMBÉM: Como usar DO, DOES e DID
Como Utilizar Mnemônica para aprender inglês
Agora compreendido o quão poderosa, porem simples é se utilizar desta técnica de memorização você deve entender como ela é tão útil para aprender inglês.
Como deixei nos exemplos acima, ela deverá servir para que você passe a pensar em inglês ao ter contato com o que “desbloqueia” a memoria, lembrando o que é o que em inglês, ao invés de lembrar da tradução.
Mas lembre-se que isso pode ser único para cada pessoa, pois o que me faz lembrar que “Chair” é cadeira em inglês, é uma imagem em cartoon de uma cadeira de madeira com o titulo “Chair”, mas para você pode ser outra coisa.
Sendo assim, existem formas muito eficientes de você memorizar o idioma inglês e não precisar mais traduzir.
Vídeos no YouTube
Essa é uma dica recorrente para quem deseja aprender inglês, ouvindo e vendo o idioma sendo utilizado de forma natural.
Ao assistir vídeos de nativos americanos, que falam sobre assuntos que você já gosta e esta familiarizado, aprender inglês por assimilação é só questão de tempo.
Procure por canais de americanos de um nicho que você já tem o costume de ver de brasileiros.
Dessa forma, ao ouvi-los diariamente se comunicando utilizando das mais variadas estruturas e formas de usar inglês no cotidiano.
Veja que após poucos dias, sua interação com o inglês será mais fluida, tornando mais fácil de ouvir, compreender e saber exatamente o que esta sendo dito.
Áudios para Estudo
Uma forma muito boa de se manter estudando com a técnica de mnemônica e não se sentir perdido, é utilizando dos áudios de estudo do Professor Gabriel Becker!
Ao ouvir exatamente como são pronuncias as palavras e tendo cada situação num contexto simplificado, você terá mais facilidade para memoriza-las.
Estes são áudios gravados com a intenção de fazer você memorizar palavras, ações cotidianas, estruturas de forma natural, enquanto explica tudo em passo a passo.
LEIA TAMBÉM: 23 Frases em Inglês com Tradução
Filmes e Séries na Netflix
Assim como aprendemos a falar em português quando criança prestando atenção nos adultos falando ao nosso redor, com inglês não é diferente.
Se você deseja aprender inglês pra valer e saber como falar sem medo ou vergonha, a melhor forma é ter em quem se espelhar.
Ouvindo como os nativos americanos usam seu própria idioma para se comunicar é fundamental para aperfeiçoar sua compreensão, desenvoltura em responder e pronuncia.
Faça da seguinte forma quando possível:
- Assista primeira a série ou filme em português
- Depois assista novamente com áudio em inglês e legendas
- E assista mais uma vez somente em inglês, sem legendas
Dessa forma, ao saber as falas e interações entre personagens em português, ao assistir de novo você associará este conhecimento a sua versão em inglês.
Conclusão Mnemônica
Agora que você conhece mais afundo a técnica de mnemônica e assimilação mais poderosas para aprender inglês, você vai decolar no seu aprendizado nas próximas semanas.
E mesmo que para quem é iniciante no inglês poderá ver diversas conexões e gatilhos da mente para memorizar palavras, significados, verbos e contextos importantes.
Assim, se você gostou deste método par aprender inglês, saiba que existe um passo a passo completo, que garante sua fluência 5 vezes mais rápida, utilizando de mnemônica e conversação como centro do aprendizado, CLIQUE AQUI e saiba mais!
Abraços,
Walace.
0 Comments