Como Aprendi Inglês Sozinho | Relatos de um Autodidata
Saiba como eu aprendi inglês sozinho online e me tornei um autodidata com esse método simples!
Este é um artigo um pouco diferente, onde irei contar minha história com o máximo de detalhes possíveis, de como aprendi inglês do completo zero desde meus primeiros contatos até o avançado.
Conheça minha trajetória desde o descobrimento das primeiras palavras em inglês até o domínio baseado em 80/20, que facilita a jornada até a fluência.
Como Aprendi Inglês Sozinho
Meu nome é Walace e nem sempre eu soube inglês, por mais que adore e domine os 20% mais importantes do idioma. Irei te contar como aprendi inglês sozinho, veja só!
Meus primeiros contatos com o idioma inglês foram logo quando criança, pois eu gostava tanto de jogar bola na rua com outras crianças desconhecidas, tanto quanto jogar video-game rodeado de familiares.
Eu percebi rapidamente que diferente dos filmes, desenhos e outros programas que passavam na TV, os jogos sempre estavam com palavras que eu não reconhecia e os personagens falam… mas eu não entendia nada. 😅
Caso você não saiba ou não me conheça, eu possuo TDAH e sempre fui um aluno muito falante, que não parava quieto um segundo, sempre tendo dificuldade para aprender…
Os jogos mais marcantes dessa época com certeza foram Crash Bandicoot do PlayStation 1 e Super Mario Wolrd do Super Nintendo, que eu costumava jogar com frequência nos finais de semana.
Também tinha alguns outros jogos como Pac-man, Bomberman, Gran Turismo e Crash Team Racing para PS1 , assim como Capitain Commando, Contra e Donkey Kong para SNES.
Eu costumava jogar bastante aos finais de semana quando podia e cansava de ficar na rua. Achava todo esse mundo muito maneiro e estava sempre disposto a conhecer novos jogos, que traziam novas palavras e situações em inglês junto de si.
Lembro muito bem de não saber a maioria das coisas a principio, mesmo deduzindo e assimilando. Então muitas frases e palavras eu nunca soube o significado, mas comecei a entender o bastante pela necessidade avançar no jogo, para prosseguir.
Hoje revisitando esses jogos, sei traduzir sem nenhum problema, fazendo até mais sentido para compreender a historia, diálogos, mecânicas e outras coisas, tendo o inglês como minha segunda língua.
Posso dizer com segurança que aprender inglês me abriu um novo universo para entretenimento, descobrir novas formas de conhecimento e aumentar meu acervo de conteúdos.
Sem contar as oportunidades que foram se abrindo para mim no decorrer dos anos, pelo fato de eu ter domínio em um segundo idioma, como o inglês.
O Método que Usei para Aprender Inglês
Eu não sabia na época, mas estava aprendendo utilizando de mnemônica e assimilação, as formas mais poderosas de aprender inglês e memorizar padrões de comunicação.
Eu aprendi inglês sozinho a maior parte da minha jornada dessa forma: vendo uma comunicação em inglês numa peça de mídia, não sabendo a principio mas assimilando as palavras e ações com o contexto da cena ou jogo.
Isso fazia com que eu aprendesse muito mais rápido o básico do inglês, utilizando ele na pratica para me virar e resolver uma fase do jogo com as informações que me foram dadas, mesmo em outro idioma, eu descobria o que devia fazer por tentativa, erro e assimilação.
Dessa forma, aprendi o básico de palavras, verbos, adjetivos e estruturas de frases em inglês, sem nem fazer cursinho até meus 17 anos.
Começar o quanto antes a ter contato com o idioma estrangeiro é uma ótima ideia para quem deseja ser fluente. E no meu caso, jogando jogos de videogame foi como aprendi inglês sozinho.
Então quando eu via uma mensagem de tutorial com uma mensagem para apertar tal botão para fazer uma ação, e então eu apertava e o personagem reagia fazendo uma ação, eu assimilava essa ação com o tutorial em inglês.
Pode parecer confuso, mas esse é o caminho lógico de se aprender inglês pela forma empírica, porém sem se expor, como por exemplo jogos off-line.
Dessa forma, quando acontecia:
Press ▶ to start – então eu apertava e descobria que “press” significa “apertar” e “start” significa “começar”.
Press ⭕ to crawl – então eu apertava e descobria que “crawl” é “se arrastar”.
Press ❌ to jump – então eu apertava e descobria que “jump” significa “pular”.
Press🔺 to defend – então eu apertava e descobria que “defend” significa “defender”.
Press 🟥 to spin – então eu apertava e descobria que “spin” significa “rodar”.
O emojis acima representam os botões do controle do PlayStation 1, da pra saber qual é qual também por assimilação.
Isso se da pela assimilação e associação entre as palavras e as ações realizadas, fazendo você memorizar a palavra pelo uso prático dela.
Pois ao apertar o botão que representava “jump” por exemplo e o personagem realizava uma ação que eu conhecia, que era “pular” eu fazia a associação dessa palavra em inglês com essa ação.
Esse é um processo normal para quem tem seus primeiros contatos com o inglês, pois suas primeiras palavras serão descobertas pela associação empírica, enquanto outras você aprenderá de forma tradicional com dicionários, na escola, em cursos e tudo mais.
Mas claro, não é possível aprender todo o necessário somente com jogos, pois existem coisas como falsos cognatos e estruturas de comunicação, como verbo to, phrasal verbs e simple present por exemplo, que você pode aprender por assimilação, mas não dominará sem uma forma de organizar esse conhecimento todo.
Como é ser Autodidata – Como Aprendi Inglês Sozinho
Mas não ache que por conta disso tudo que te contei acima, que não existe nenhuma forma de estudo teórico ou prático para aprender inglês ou qualquer outro idioma.
Exatamente por aprender sozinho a maior parte da minha jornada, eu precisava encontrar métodos que funcionavam e faziam sentido para aprender inglês pela internet.
Descobri nessa minha pesquisa 3 formas que se mostraram muito eficientes e me fizeram aprender de forma acelerada, tornando o inglês meu segundo idioma.
Sendo autodidata em inglês, descobri muito por conta própria, com coisas simples que faço hoje naturalmente no meu dia-a-dia.
É uma caminhada cheia de descobertas diárias, sempre tendo contato com o idioma de uma forma ou de outra, conhecendo novas palavras, expressões e formas de me comunicar em inglês.
E parte do meu tempo eu usava estudando com dicionário de inglês para português, assistindo aulas de professores de idioma no YouTube e fazendo exercícios que encontrava online, mas tudo de forma desorganizada e sem horários.
Parte de minha jornada também foi com aplicativos de idiomas, usando mais precisamente o Duolingo, mas o que mais faltava era conversação.
Eu até fiz 2 cursos de inglês em minha jornada, porém eles se mostraram super ineficientes e só pesavam financeiramente, custando cerca de R$ 260,00 mensais cada um, mas só perdia meu tempo com traduções e exercícios bobos que já tinha visto na escola.
Minha recomendação a você que deseja fazer um curso de inglês, conheça a Jornada do Autodidata em Inglês, que é o UNICO que possui conversação, mais todo o método baseado em 80/20, focando em ensinar o que você realmente precisa para ser fluente, sem enrolação.
Se quiser saber mais, escrevi um artigo falando sobre TUDO da jornada e como você só tem a ganhar,. Escrevi também sobre o melhor curso grátis de inglês, também com conversação que recomendo a você. Veja abaixo:
- Jornada do Autodidata em Inglês Funciona para Ser Fluente?
- o Melhor Curso de Inglês Grátis Completo Totalmente Online
Como Você pode Aprender Inglês
Existem muitas formas de aprender inglês, essas foram as formas como eu aprendi inglês sozinho, pela internet como um autodidata e você também pode.
Se você implementar as coisas que eu implementei na minha rotina para aprender inglês, o tornando mais familiar todos os dias, você também sairá do básico ou do intermediário em poucas semanas.
Digo isso porque por mais que possa parecer ou muito simples, ou muito complicado a primeira vista, é na realidade a MELHOR FORMA DE APRENDER INGLÊS.
Em qualquer curso de idiomas sério que se importa em te fazer aprender de verdade, irá te recomendar a fazer o mesmo que eu fiz, vendo vídeos, séries, ouvindo musica e lendo noticias e artigos de norte americanos, pois eles sabem que isso funciona.
Você pode muito bem melhorar seu hábito de assistir vídeos no YouTube por exemplo, assistindo canais de americanos sobre assuntos que você já gosta.
Ouvindo musicas de cantores americanos (que provavelmente você já ouve), porém prestando atenção em cada palavra, sentença e frase, tentando entender o contexto e mensagem da música.
Ler noticias e artigos escritos por americanos ao menos 1 vez por semana também, irá te ajudar a praticar a ler e traduzir textos em inglês, e se quiser dar um próximo nível, experimente fazer uma pequena resenha.
E claro, para tornar ainda mais completo, aprenda de forma teórica também, utilizando dos artigos aqui do blog, assim como ver os conteúdos do professor Gabriel Becker, que explica muito bem para iniciantes e intermediários e é o criador da Jornada do Autodidata em Inglês.
Conclusão Aprendi Inglês Sozinho
E resumindo, foi assim como aprendi inglês sozinho, através de conteúdos na internet em texto e vídeo, jogos de videogame em idioma americano e estudando ativamente por conta própria.
Para mim, levaram cerca de 4 anos para me tornar um autodidata, estudando 2 horas por semana apenas e com esses conteúdos e métodos que disse acima, porém sem gastar nenhum centavo, claro desconsiderando os cursos que não me ajudaram em nada.
Eu entendo muito bem que você provavelmente precise aprender em menos tempo, ou de uma forma mais eficiente, por isso resolvi fazer o seguinte…
Vou deixar aqui abaixo todo o conteúdo que eu recomendo para você quer deseja aprender inglês por conta própria ou com ajuda de um professor com 5 anos de experiência, para te ensinar do básico ao avançado.
Espero que esse artigo lhe encontre bem e possa te ajudar em sua jornada.
Abraços,
Walace.
0 Comments